Warden – Básico

ScreenShot00444

Tenho uma personagem da classe warden (Natale) e resolvi criar este post para ajudar quem quiser usar a classe.

O warden tem um layout um pouco diferente das outras classes, assim como o rune-keeper, ele tem um painel. Esse painel mostra o desenvolvimento da construção do gambit. Um gambit é como uma skill, mas que precisa ser construída a partir de outras: os gambit builders (shield, spear e fist). A parte boa disso é que tem uma infinidade de gambits que podem ser utilizados e com efeitos muito bons. Caso o jogador erre um gambit builder  na montagem, ele poderá apagar o último com a skill Quick Recovery ou poderá usar o Recovery para resetar a construção. Além disso, desde o início o jogador irá ganhar Masteries que são skills do tipo 2 em 1, ou seja, 2 gambit builders em uma só skill, mas esta tem cooldown e precisa esperar um tempinho para poder utilizá-la novamente. Por isso, eu aconselho a construir apenas metade do gambit usando as masteries e a outra metade com os gambit builders. Assim, dá para montar mais gambits durante a batalha.

Para facilitar esse trabalho de pedreiro, algumas pessoas desenvolveram plugins que constroem o gambit para o jogador, tudo o que ele têm que fazer é arrumar a rotação de gambits. Nunca usei, então não sei falar sobre ele, mas achei um chamado Gambit Helper ( explicação em http://cstm.mymiddleearth.com/2011/09/lotro-plugin-review-14-gambit-helper/ , mas está em inglês).

O warden pode seguir basicamente 3 roles: Tank (linha Determination), DPS (Recklessness) e um meio termo (Assailment). Cada role pode ser jogado de várias formas, por isso vou só falar sobre a forma como eu jogo (normalmente de Tank).

Em batalha, sempre tento provocar o efeito de Potency, que habilita o Battle Memory, a partir dos gambits básicos (shield-shield, spear-spear, ou fist-fist). O Battle Memory guarda o último gambit para ser utilizado mais uma vez, assim economiza tempo e masteries. Antes de começar a lutar, o jogador pode se preparar usando a skill Battle Preparation, em que as masteries não tem cooldown, e fazer os gambits de defesa. Indo de tank, faço Shield Mastery (shield-spear-fist-shield), Shield Tactics (shield-fist-spear-shield) e Dance of War (shield-fist-shield-fist) para aumentar as defesas e durante a luta fico repondo para não perdê-las. Acho que isso é necessário já que o Warden é medium armour e o shield também tem menos armour que o do guardian. Já as skills de aggro, faço Goad (apenas para ativar o Potency), Exultation of Battle e Resounding Challenge. Além disso, o warden pode repor o power e se curar, usando The Dark Before Dawn (spear-shield-spear-fist-spear), mas para a cura é um pouco mais complicado. Quanto mais mobs, mais fácil para o warden se curar com Resolution. Mas se for apenas um, ele pode usar a linha shield-spear que, em ordem crescente, dá bônus de heal, ou seja, usar shield-spear, shield-spear-shield, shield-spear-shield-spear e shield-spear-shield-spear-shield dá mais cura do que qualquer outra rotação dessa linha.

Com certeza, tem muito mais além disso, mas por enquanto vou deixar até aqui porque com a nova expansão tenho que aprender as mudanças que foram feitas no warden.

Ele conseguiu ficar mais complicado que antes haha

Quem quiser acrescentar o que sabe do warden ou tiver dúvidas sobre a classe, fique à vontade para criar posts ou perguntar =)

 

  
Tags:  

3 comentários para Warden – Básico

Deixe uma resposta